Na quinta-feira passada, o anúncio de fechamento das fábricas de veículos da Ford no Brasil completou um mês. Desde então, o processo de reestruturação da montadora no País continua com muitas questões indefinidas. Ainda falta negociar o desligamento dos mais de 5.000 funcionários diretos da empresa e saber como ficará o tamanho da rede de concessionários nessa nova fase, na qual a Ford passará a comercializar somente modelos importados.
Tanto os trabalhadores das fábricas quanto os revendedores de veículos aguardam pelo pagamento de indenização em clima tenso, enquanto os clientes estão sumindo dos showrooms e as vendas da marca, despencando.
Ao anunciar no dia 11 de janeiro o fim das operações locais de manufatura, a montadora informou que manteria as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) funcionando por mais alguns meses a fim de produzir peças de reposição para os modelos nacionais Ka, Ka Sedan e EcoSport. Além disso, a companhia anunciou a continuidade da fabricação do jipe T4 em Horizonte (CE) até o quarto trimestre de 2021, enquanto busca um possível comprador da Troller.
Fonte: UOL