O programa Opera Paraíba contemplou 440 mulheres de todo o estado com cirurgias de mama, de janeiro até outubro deste ano. A ação realizada pelo Governo do Estado agiliza o acesso aos procedimentos cirúrgicos. A especialidade, com destaque para as cirurgias de redução mamária, está disponível nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Picuí, Solânea, Sousa e Catolé do Rocha.
Do total de procedimentos realizados, 73 foram mamoplastias redutoras sem fins estéticos. Esse é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho das mamas, retirando excesso de pele, gordura e tecido mamário. É indicado quando o volume das mamas é excessivo e causa desconforto, como dor nas costas, alteração postural, irritação da pele abaixo do sulco da mama, depressão nos ombros, entre outros.
Uma das médicas responsáveis pelas cirurgias de mama no Hospital de Clínicas de Campina Grande, Dra. Ana Lívia, ressalta a mudança promovida através do Opera Paraíba para a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “As cirurgias de mastologia eram muito raras dentro do SUS e hoje, com o Opera Paraíba, centenas de mulheres têm a oportunidade de terem acesso ao tratamento que vai proporcionar saúde e bem-estar a todas elas. É uma verdadeira transformação”, pontuou.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.,
FONTE: ResumoPB
Fonte: Resumo PB